Introdução ao Magnetismo

Introdução ao magnetismo é essencial para que o aluno consiga separar os fenômenos elétricos dos fenômenos magnéticos.

Devido às propriedades de atração e repulsão presentes nos fenômenos elétricos e também nos magnéticos, o estudante acaba confundindo esses dois conteúdos, que são completamente distintos.

Na verdade, existe sim uma relação entre a Eletricidade e o Magnetismo, que por consequência gera o conteúdo chamado de Eletromagnetismo. Porém não é do nosso interesse atual misturar essas coisas. Primeiramente, vamos estudar o magnetismo, assim como já estudamos a eletricidade.

Antes de mais nada, nesta aula de Introdução ao Magnetismo, precisamos esclarer algo: A atração e repulsão entre positivo e negativo é um fenômeno elétrico. Os fenômenos magnéticos vão tratar da atração e repulsão dos polos magnéticos conhecidos como Norte e Sul.

Introdução ao Magnetismo

Um ímã é um objeto que possui propriedades magnéticas. Dentre as propriedades desses objetos, destaca-se a capacidade de atrair metais.

A maior diferença entre as cargas elétricas da eletricidade e os polos magnéticos do magnetismo, encontra-se na sua própria existência.

As cargas elétricas podem ser encontradas separadamente. Essa forma separada, nós chamamos de Monopolo.

Em outras palavras, podemos encontrar um monopolo elétrico positivo ou negativo, que nada mais é do que uma carga positiva ou negativa sozinha.

Quando temos uma estrutura (objeto carregado) que junta tanto o positivo de um lado quanto negativo do outro, nós temos o chamado dipolo elétrico.

Entretanto, no caso magnético, NÃO EXISTE MONOPOLO. Em outras palavras, todo ímã possui polo norte e polo sul ao mesmo tempo.

Voltando à questão do dipolo, todo ímã possui norte e sul magnético. Quando quebramos um ímã na intenção de separar os polos, novos polos surgem na região quebrada.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Leave a Comment